Reputação logística: saiba como jogar a seu favor

Viu o produto no buscador da web, clicou no link, passou os dados do cartão. Compra feita, e agora é “só esperar” pela mercadoria. Quem compra tem pressa, e a rapidez alcançada nesse processo é o fiel da balança. A propósito, fidelização é crucial. Um bom serviço nessa frente é cativante e apaixonante aos olhos do consumidor. No outro lado da moeda dessa compra, porém, reside a má notícia: incidentes, atrasos e negligência  são desastrosos.

Entre esses dois cenários opostos, está em jogo um ativo inestimável para qualquer marca, empresa ou negócio. É a reputação logística, um conceito que se refere à percepção de clientes, fornecedores e outros parceiros sobre a capacidade de um empreendimento de gerir com eficácia suas operações logísticas. Resumindo: é esse ativo de valor imprecificável, ligado também à marca institucional, que definirá se seus processos estão “bem na fita” ou “queimando o filme” do seu negócio.

Fatores como pontualidade na entrega,  rastreamento eficiente do produto que informe a etapa da jornada até a casa do comprador, respeito ao cliente e a eficiência do gerenciamento de estoque são alguns dos atributos que envolvem a reputação logística, que está intrinsecamente ligada à força competitiva da marca no mercado.

Neste artigo, listamos cinco dicas para deixar a marca da boa impressão no seu atendimento e assegurar a boa reputação.

Monitore a percepção das partes interessadas

Não subestime o poder devastador de comentários negativos em uma rede social ou em um site referência em publicar queixas de consumidores, por exemplo. Quando a crítica for injusta, responda mostrando dados informativos sobre as operações da sua empresa. Defenda-se, usando sempre uma linguagem respeitosa, dados e informações. 

Se o apontamento do consumidor proceder, disponha-se a resolver a situação. E nas redes sociais da sua empresa, invista em um bom SAC, que responda às dúvidas do consumidor de presteza. Afinal, é importante a velocidade de entrega… da informação.

Olhe este dado da pesquisa do Opinion Box: 25,5% das pessoas que recorrem às compras on-line procuram informações sobre os produtos nas redes sociais. Reforçando então: não ignore o poder do “boca a boca digital”.

Busque fornecedores locais qualificados

Tenha sempre em sua lista de fornecedores, prestadores de serviços e produtos com qualificação e preferencialmente com conhecimento do mercado e da área geográfica onde atua. Além de maior conhecimento das necessidades e características do mercado local, eles entendem os desafios específicos da região, o que pode ajudar em soluções mais adequadas e eficientes, incluindo regulamentações locais.

A contratação local também contribui para o desenvolvimento sustentável da região, com geração de empregos e estímulo ao crescimento econômico. 

Invista em soluções tecnológicas

Usar as tecnologias mais eficazes é dever de casa, pois estas podem ser determinantes para a experiência do cliente, conceito tão propagado atualmente, sendo pilar de tomadas de decisão.

No transporte, caminhões inteligentes, equipados com sistemas que possibilitam a frenagem e câmbio automáticos, por exemplo, conferem segurança, elevam a vida útil do veículo e poupam combustível.

Ainda na estrada, um sistema de gerenciamento de transporte também é uma mão na roda. O software gerencia informações inerentes à manutenção, suprimentos, fretes, tráfego, faturamento, custo, planejamento, entre outras funcionalidades.

Encante seu cliente

Lembra-se do primeiro tópico deste artigo, sobre o poder devastador das críticas nas redes sociais, uma bala de canhão? Pois bem. Investir em Customer Relationship Management (CRM) é importante para mitigar esse calvário. Existem softwares que posicionam o consumidor do centro dos processos e compilam dados relevantes sobre esse stakeholder, a parte mais interessada em receber a mercadoria. Há programas que gerenciam as interações, anteveem as demandas e dores do seu público-alvo e melhoram a satisfação do público.

Entenda: o armazém também é a casa do seu negócio

Gerenciar o armazém, quanto a estoque, espaço e equipamentos, é condição primeira para a eficiência logística. Um bom software consegue ajudar na localização de produtos, diminuir os gastos de armazenagem e fornecer dados sobre cada produto. Resultado: eleva a produtividade e reduz o prazo de entrega.

E por falar em áreas logísticas, apresentamos as opções da TX Negócios, empresa que tem maior área administrada de armazéns e espaços logísticos para futuras instalações de distribuição e estoque no Espírito Santo. São mais de 6 milhões de m² em terrenos e aproximadamente 800 mil m² de armazéns construídos ou projetados para este ano.

Nossa reputação pode ajudar a reputação logística da sua empresa. Entre em contato. 

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